Periféricos marca presença no 4º Encontro Nacional da Rede de Proteção do Instituto Vladimir Herzog
- Periféricos

- 17 de out.
- 2 min de leitura

Nos dias 24 e 25 de setembro, nossa editora-chefe, Tatiane Macena, teve a honra de participar do 4º Encontro Nacional da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, em Salvador (BA). O evento reuniu representantes de coletivos, organizações da sociedade civil, sindicatos, comunicadores populares, jornalistas e pesquisadores de todo o Brasil. Durante a mesa ministrada por integrantes dos coletivos Artigo 19, Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Intervozes, foram debatidos os desafios contemporâneos à liberdade de expressão e à integridade da informação.
A Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores é uma articulação nacional que reúne organizações da sociedade civil, coletivos, comunicadores populares, jornalistas, sindicatos e pesquisadores comprometidos com a defesa da liberdade de expressão, da segurança e do bem-viver de quem comunica. Criada em 2019, a Rede atua para fortalecer o direito humano à comunicação, combater a violência e o assédio contra comunicadores, e construir mecanismos de solidariedade e acolhimento em todo o país. Sua estrutura descentralizada busca valorizar os saberes e experiências locais, especialmente de comunicadores que atuam nas periferias, territórios rurais, indígenas e quilombolas.
Entre os temas em destaque estiveram a concentração de poder das big techs, a regulação das plataformas digitais, o esvaziamento do sentido político da liberdade de expressão e a urgência de reconstruir a comunicação pública e comunitária no país. Essas questões foram aprofundadas em oficinas e grupos de trabalho com a participação ativa dos comunicadores e jornalistas presentes. No último dia do encontro, foram aprovadas as novas diretrizes bienais da Rede de Proteção, estruturadas nos seguintes eixos: comunicação; formação; incidência e articulação; pesquisa e inovação; e proteção. Também foi deliberada a inclusão da instância do Conselho da Secretaria Executiva da Rede em seu estatuto.
Participar deste encontro foi uma oportunidade de intercâmbio com outras formas de fazer jornalismo, reafirmando nosso compromisso com uma comunicação diversa, ética e comprometida com a democracia. Entendemos que proteger comunicadores é proteger o direito à informação e fortalecer um jornalismo humano, comunitário e transformador.
No 4º Encontro Nacional da Rede de Proteção, o Periféricos reafirmou o compromisso com a comunicação como direito humano e com a proteção de quem informa nas margens. (Fotos: Wilma Neres/Rede de Proteção)











Comentários