top of page

Nascido no Santa Maria e feito para o mundo

Periféricos presente no Projeto Caravana e no 20º Congresso da Abraji


O Periféricos foi uma das quatro iniciativas selecionadas para o Projeto Caravana, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). (Foto: Arquivo)
O Periféricos foi uma das quatro iniciativas selecionadas para o Projeto Caravana, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). (Foto: Arquivo)

O Periféricos nasceu oficialmente em 12 de abril de 2024, no dia da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista Tatiane Macena. Exatos 1 ano e 18 dias depois, no dia 30 de abril de 2025, nossa equipe recebeu uma notícia que marcaria a trajetória do veículo: O Periféricos estava entre as quatro iniciativas selecionados para o Projeto Caravana, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A organização recebeu 47 inscrições de 15 estados brasileiros.


Segundo a própria Abraji, o Projeto Caravana é a primeira atividade da rede nacional de treinamento itinerante da associação. O projeto oferece formações especializadas para organizações de comunicação local, estabelecendo parcerias e promovendo cursos sobre jornalismo e temas da realidade do território.


No dia 08 de julho, Maria Rafaela, editora de mídias e artes, partiu para São Paulo para representar o Periféricos. Foram seis dias na maior cidade do país, ampliando a voz que nasceu no Santa Maria. A agenda começou com a segunda formação do Projeto Caravana, agora presencial, onde começamos a articular parcerias e desenhar projetos conjuntos.


De 10 a 13 de julho, participamos do 20º Congresso Internacional da Abraji: quatro dias de palestras, oficinas, entrevistas, conexões, conversas e trocas com quem vem construindo, há anos, um jornalismo independente, periférico e contra-hegemônico. Compreendemos a importância para o jornalismo local, bem como para o fortalecimento das nossas narrativas.


O Periféricos nasceu no Santa Maria, mas foi feito para o mundo.


Foram quatro dias de palestras, oficinas, entrevistas, conexões, conversas e trocas com quem vem construindo, há anos, um jornalismo independente, periférico e contra-hegemônico. (Fotos: arquivo)


Importante:

A nossa sobrevivência depende exclusivamente do apoio daqueles que acreditam no jornalismo independente e hiperlocal. Se você tem condições e gosta do nosso conteúdo, contribua com o valor que puder.



Comentários


PERI_FÉRICOS__8_-removebg-preview.png

Nosso jornalismo é feito de dentro para dentro e dentro para fora. Aqui, as pessoas têm não somente nomes e funções, mas também características e sentimentos, individuais e coletivos. Mande a sua sugestão de pauta para perifericosjornalismo@gmail.com

bottom of page