top of page

Nosso modo de fazer jornalismo

Acreditamos em um jornalismo independente (sem interferência de empresas privadas ou grupos políticos), plural (inclusivo), humanizado e subjetivo, que preza pela defesa dos direitos humanos. Aqui as éticas jornalística e humana são levadas a sério. Não admitimos que a vontade de expor algo esteja acima da vontade e segurança das nossas fontes. Ainda que determinada fonte, no calor do momento, queira se expor, se a divulgação de informações apresentar risco para sua integridade, ela não será exposta. 

Nos comprometemos com a divulgação de periferias reais, que possam ser vistas nos seus problemas e, mas também, nas suas potencialidades. O nosso público é parte integrante do periféricos, não só como fonte, mas também como autores. No nosso site há espaço para a comunidade fazer suas críticas e sugestões, bem como disponibilizamos um e-mail para que nos enviem conteúdos que podem ser publicados na aba “Vozes do Santa”.

VALORES
Ética jornalística, direitos humanos, pluralidade de vozes, inclusão

FINANCIAMENTOS
Não recebemos verbas de governos. A nossa sobrevivência depende exclusivamente do apoio daqueles que acreditam no jornalismo independente e hiperlocal.

PLANO DE COBERTURA

Os temas de preferência para a produção de conteúdo jornalístico no Periféricos foram baseados não só na vivência prévia da idealizadora do Periféricos, mas também, na consulta à comunidade por meio de um formulário, o qual foi distribuído não só digitalmente, mas também espalhado em pontos estratégicos da comunidade. De acordo com a pesquisa e a experiência editorial, os temas de Educação, cultura local, tradição, música, preconceito, segurança pública, direitos humanos, igualdade social, políticas públicas, projetos sociais, mobilidade urbana, talentos locais, bem estar, urbanização (o plano de cobertura com relação ao temas pode se atualizar ao longa da atuação, para melhor atender aos interesses das comunidades). É importante destacar que a seleção não é uma limitação, ao passar do tempo, com o amadurecimento da linha editorial e diálogo com o público, outros temas podem ser incluídos. 


PROCESSO DE PRODUÇÃO

Nosso processo de produção é marcado por cinco passos fundamentais, para obter um produto jornalístico de qualidade, são eles:

1- Pré-pauta: Período em que as primeiras informações são colhidas em uma pesquisa prévia;

2- Pauta: Nessa etapa, é feita uma pesquisa mais profunda acerca do tema a ser abordado, em sites, documentos, outros conteúdos jornalísticos, etc;

3- Apuração: Momento de escuta e investigação. Este é um dos passos mais importantes, pois aqui são analisadas as informações levantadas anteriormente. Os fatos são checados e confrontados, para que haja a maior aproximação da verdade possível(vale destacar que não existe verdade absoluta). No jornalismo de verdade, esta etapa não é negligenciada;

4- Composição: Após uma rica apuração, os conteúdos  começam a ganhar forma e narrativa. Aqui executadas estratégias para organizar os conteúdos. Esta etapa tem a a finalidade de tornar melhor a compreensão do público.

5- Edição: Na edição, o conteúdo é analisado  e revisado; Distribuição, o público tem acesso ao conteúdo.

Não trabalhamos com notícias, que são basicamente, a narrativa breve de fatos selecionados a partir dos critérios de noticiabilidade de cada veículo. Trabalhamos com formatos jornalísticos mais aprofundados como reportagens, documentários, entrevistas, perfis, e outros.
 

PERI_FÉRICOS__8_-removebg-preview.png

Nosso jornalismo é feito de dentro para dentro e dentro para fora. Aqui, as pessoas têm não somente nomes e funções, mas também características e sentimentos, individuais e coletivos. Mande a sua sugestão de pauta para perifericosjornalismo@gmail.com

Design_sem_nome__4_-removebg-preview.png

Projeto desenvolvido pela aluna Tatiane Macena como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, sob orientação da professora Dra. Liliane Nascimento Feitoza.

bottom of page