top of page

Periféricos é finalista de prêmio nacional

Atualizado: 2 de abr.

Caso vença, o valor adquirido na premiação ajudará a manter o site em atividade



A reportagem escrita pela idealizadora e editora-chefe, Tatiane Macena foi selecionada.
A reportagem escrita pela idealizadora e editora-chefe, Tatiane Macena foi selecionada.

O Periféricos está entre os finalistas da terceira edição do Prêmio Mol de Jornalismo  para a Solidariedade, realizado pelo Instituto Mol. O prêmio  em questão tem como objetivo fortalecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que se dedicam à promoção da cultura de doação e solidariedade. O Periféricos é um veículo independente e sua sobrevivência depende do apoio de quem acredita no jornalismo independente, por isso o prêmio tem extrema importância para o fortalecimento do veículo.


A reportagem selecionada "Apesar de atuarem como agentes ambientais, catadores de recicláveis não são reconhecidos" foi produzida pela editora-chefe e idealizadora do Periféricos, Tatiane Macena. Na reportagem,  que foi produzida durante o processo de conclusão de curso da jornalista, ela buscou mostrar que, apesar da extrema importância, o trabalho dos catadores de recicláveis não tem o reconhecimento merecido e esses profissionais são invisibilizados. 


A reportagem está concorrendo na categoria Jornalismo Comunitário, e o vencedor será anunciado durante uma cerimônia em São Paulo, no mês de abril. Além da votação do Instituto Mol, há também uma votação online aberta ao público, até o dia 31 de março, sem limite de votos por pessoa. As três reportagens mais votadas serão premiadas.


O Periféricos nasceu como um projeto de conclusão de curso de Tatiane Macena, que não se sentia representada pela maneira como a imprensa local abordava sua comunidade. Com o propósito de preencher essa lacuna, o veículo adota um jornalismo humanizado que destaca as subjetividades dos territórios e sujeitos periféricos.


Para ajudar o Perifericos a vencer a categoria popular, clique aqui e, na categoria ‘jornalismo comunitário’, selecione a reportagem “Apesar de atuarem como agentes ambientais, catadores de recicláveis não são reconhecidos”. Para enviar o voto é necessário selecionar pelo menos uma das opções de outras categorias. 


Por: Viviane Silva


Importante:


Nós não recebemos verbas de governos. A nossa sobrevivência depende exclusivamente do apoio daqueles que acreditam no jornalismo independente e hiperlocal. Se você tem condições e gosta do nosso conteúdo, contribua com o valor que puder.



1 Comment


Araujo
Mar 26

Vão ganhar. 🙏

Like
PERI_FÉRICOS__8_-removebg-preview.png

Nosso jornalismo é feito de dentro para dentro e dentro para fora. Aqui, as pessoas têm não somente nomes e funções, mas também características e sentimentos, individuais e coletivos. Mande a sua sugestão de pauta para perifericosjornalismo@gmail.com

Design_sem_nome__4_-removebg-preview.png

Projeto desenvolvido pela aluna Tatiane Macena como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, sob orientação da professora Dra. Liliane Nascimento Feitoza.

bottom of page